A verdade sobre "a nuvem" - Ten Sistemas e Redes

A verdade sobre “a nuvem”

COMPARTILHE

A cultura de inovação em TI não significa que devemos adotar, inquestionavelmente, qualquer nova tecnologia que surja. Em vez disso, devemos avaliar todas as novas opções com olhar criterioso. Precisamos pesar seus prós e contras, desprezar seus mitos e entender as suas aplicabilidades – mesmo para as coisas, aparentemente, “simples” quanto a nuvem.

A nuvem é uma rede de servidores que armazenam dados remotamente e executam programas. Ao usar a nuvem para armazenamento e aplicativos, você reduz as demandas de energia e espaço no seu sistema interno, ao mesmo tempo em que cria um método para acesso remoto e integrado em dispositivos comerciais e pessoais.

A computação em nuvem tem alguns benefícios óbvios coo o fato de ser mais acessível do que investir na sua própria rede de servidores e permitir acessibilidade de dados e programas enquanto estiver fora do escritório. Isso torna mais fácil acomodar e custear o crescimento de sua organização. O cloud computing possibilita, ainda,  aumentar a segurança dos dados, já que a maioria dos fornecedores desta tecnologia investem no fortalecimento contínuo desse aspecto.

Evitando o culto a nuvem

Mas isso não significa que seja tudo positivo. Em geral, espera-se que os servidores da nuvem façam backup de nossos dados. Porém, não há garantias de que eles completem os backups nem de que eles sejam completos o suficiente para as necessidades de cada organização. Existe, também, a possibilidade de que a empresa de computação em nuvem escolhida saia do negócio ou transfira a propriedade para outra que reduz ou limita seus serviços.

Enquanto o armazenamento na nuvem é muitas vezes mais seguro do que os sistemas internos, ainda existem deficiências de segurança. Por exemplo, problemas de segurança podem surgir quando os funcionários da rede da nuvem manipulam as senhas incorretamente ou de forma descuidada.

Ao armazenar informações pessoais dos clientes na nuvem, você deve conhecer a localização física onde os dados serão armazenados. Os provedores de nuvem muitas vezes têm muitos centros de dados espalhados por todo o mundo para garantir alta redundância e proteger contra a perda de dados no caso de um deles ser comprometido.

Mas a regulamentação do seguro pode restringir a localização geográfica onde as informações pessoais podem ser armazenadas. Em alguns casos, os dados podem ser armazenados inicialmente em um local aceitável, mas podem ser movidos, em situações de emergência para outros locais.

A maioria das soluções em nuvem são baseadas em tecnologia de virtualização. Isso traz muitas vantagens, proporcionando eficiência e capacidades que não podem ser alcançadas usando somente servidores físicos. Contudo, do ponto de vista da segurança, também tem suas desvantagens: em um ambiente multi-inquilino, o hipervisor (a máquina que hospeda outros servidores virtuais) pode ser comprometido por um convidado, deixando outros convidados expostos.

Além disso, uma configuração errada no host pode ter maiores consequências em comparação com um sistema interno ou uma nuvem privada. Mesmo quando todos os convidados estão devidamente configurados, ainda é possível comprometer o hipervisor. Um dos exemplos mais recentes baseia-se no chamado ataque “Rowhammer”, que permite que uma máquina roube efetivamente as chaves criptográficas de outra máquina hospedada no mesmo ambiente de nuvem.

Depois de classificar os prós e os contras e decidir como implementar a computação em nuvem em seu negócio, o próximo passo é entender mitos e realidades.

Mitos e Realidades

Um dos mitos populares é que pode haver tempo de inatividade excessivo, tornando impossível acessar seus documentos ou aplicativos durante períodos cruciais. Este medo atinge a todos. A nuvem está desligada e você não pode acessar seus dados ou programas! Mas, devido à rede de sistemas que suportam a nuvem, a realidade é que isso não acontecerá. Quando um sistema cai, o serviço será redirecionado para outros que estejam funcionando.

  • Segurança

Mito: Um servidor que não está em casa é menos seguro.
Fato: É mais fácil e eficiente executar atualizações, definir permissões e executar medidas de segurança em vários servidores em um mesmo ambiente em nuvem. 57% das empresas dizem que, ao adotarem o serviço de computação em nuvem, conseguiram aumentar sua segurança em relação aos métodos tradicionais de backup.

  • Custo

Mito: A nuvem é muito cara.
Fato: Embora os custos iniciais possam ser dispendiosos, você terá menos despesas ao longo do tempo.
A nuvem pode transformar as despesas de capital em despesas operacionais.
A nuvem é escalável pagando apenas pelo que você usa.

  • Apenas uma moda

Mito: A nuvem é apenas uma moda clássica como muitas outras tecnologias hoje.
Fato: Com todas as vantagens que as empresas recebem ao migrar para a nuvem, este é o futuro da computação empresarial. O negócio sobre computação em nuvem em 2008 foi de apenas 12% e em 2014 foi de 60% , significando aumento de 48% no uso da computação em nuvem.

Outro mito perigoso é o de que todas as nuvens são iguais. Na realidade, há muitas opções para as empresas explorarem – desde servidores privados até públicos, e até opções híbridas, onde o software está na nuvem, mas os dados permanecem na própria empresa.

Em última análise, cada empresa precisa determinar como a nuvem pode beneficiar suas operações comerciais individuais e, em seguida, decidir qual tipo de serviço de nuvem melhor lhe atende. Isso só pode ser feito efetivamente quando você examina os prós e os contras e, então, descarta os mitos para chegar à realidade. Desta forma, você poderá selecionar uma solução em nuvem que minimize o risco e maximize os benefícios.

E se ainda tem alguma dúvida sobre implementação de novas tecnologias na sua empresa, conte com a Ten Sistemas e Redes e baixe o infográfico com 5 Dicas para implementar soluções tecnológicas de forma segura e eficiente

COMPARTILHE

Destaques

A verdade sobre “a nuvem”

20 de novembro de 2017

A cultura de inovação em TI não significa que devemos adotar, inquestionavelmente, qualquer nova tecnologia. Entenda mitos e verdades da nuvem e suas opções.

Um novo cenário para Segurança em Data Center

15 de novembro de 2017

Todo data center está sob ataque. Não há um dia se quer, sem que algum tipo de ataque hack seja descoberto. Saiba como proteger sua empresa e seus dados.

SDN – Por que você ainda vai ouvir falar muito sobre isto?

13 de novembro de 2017

SDN – se você não conhece, é bom conhecer pois a tecnologia chegou para ficar. Saiba mais neste artigo do nosso diretor comercial, David Wajnsztok

Mais Lidos

Internet das Coisas: aplicações e mitos

29 de Março de 2017

A Internet das Coisas é um caminho sem volta. Você está preparado? O que sua empresa está fazendo a respeito? Veja neste artigo as aplicações e mitos da IoT.

Desafios e tendências em Data Center para 2017

15 de Março de 2017

Com o crescimento da tecnologia cloud, a modernização dos recursos e serviços computacionais no ambiente de Data Center tornou-se essencial. Saiba mais sobre os desafios e tendências do setor.

Hiperconvergência

17 de Março de 2017

O instituto Gartner prevê que Hiperconvergência corresponderá a 24% do mercado em 2019. Entenda melhor o que é HCIS.

Ransomware e o ataque global do dia 12 de Maio

15 de Maio de 2017

O dia 12 de maio de 2017 foi marcado por uma série de ciber-ataques em escala global. Saiba como esse ataque ocorreu e como se proteger.

Até a sua comida está mais inteligente. A Internet das Coisas (IoT) no seu dia a dia

14 de Abril de 2017

Nosso diretor comercial, David Wajnsztok mostra como a Internet das Coisas (IoT) já se tornou uma realidade e o que ainda está por vir.