Redes - Ten Sistemas e Redes

Redes

GERENCIAMENTO

Para ter competitividade, a automação é a única forma de otimizar processos. Desta forma, redes e computadores passam a ter papel mais central em estratégias de negócios. A indisponibilidade de um serviço pode representar grandes prejuízos financeiros, operacionais e de imagem. A melhor forma de aumentar os níveis de disponibilidade é gerenciando o ambiente proativamente, agindo nas falhas antes delas se tornarem um problema.

Gerenciar uma rede é uma atividade complexa. Nos últimos anos, houve a proliferação de dispositivos, surgiram novas aplicações, tecnologias e padrões. Um dos grandes desafios atuais dos gerentes de TI é manter o controle de um ambiente cada vez mais complexo e heterogêneo.

INFRAESTRUTURA

Toda variedade de aplicações e serviços trafega através de redes corporativas convergentes e isso torna indispensável que a infraestrutura apresente desempenho, alta disponibilidade, qualidade de serviços e segurança. A demanda é por velocidade, grande quantidade de banda de transmissão, sistemas com redundância em seus elementos críticos, inteligência para desviar o tráfego de pontos defeituosos e estratégias de PCN (Plano de Continuidade de Negócios). Não pode haver pontos únicos de falha. A rede deve ter a capacidade de reconhecer características e saber alocar os recursos existentes para que as aplicações mais importantes e com possibilidade de atraso sejam priorizadas. A infraestrutura tem que ser aderente às normas regulatórias que garantem o sigilo e a inviolabilidade dos dados trafegados através dela.

LAN SWITCHING

Redes locais de alta velocidade e com capacidade para alimentar eletricamente telefones, câmeras e outros dispositivos IP. A utilização de uma boa combinação de padrões de acesso, nos switches de borda, com outros de maior velocidade, no Core, é essencial para o perfeito funcionamento das aplicações e para uma boa relação custo x benefício;

WAN ENTERPRISE

Redes de longa distância que interconectam a matriz de uma empresa às suas diversas filiais. A Ten assessora o cliente no momento de escolher entre os serviços de comunicação de longa distância disponíveis – como MPLS, Internet, links dedicados, entre outros e monta o design do projeto levando em consideração as aplicações da rede e as exigências de SLA.

WIRELESS LAN

A Ten desenvolve dois tipos de projetos Wireless LAN: mobilidade corporativa para funcionários e visitantes com elevado nível de segurança e conforto – fornecendo conectividade dentro das empresas para serviços que envolvem dados, voz e imagens, e interconectividade de redes, permitindo a interconexão de sites próximos, através de link Wireless, sem recorrer à contratação de serviços de uma operadora.

ACELERAÇÃO DE APLICAÇÕES WAN

Sistema de armazenamento inteligente que, através de algoritmos inteligentes (compressão, deduplicação, snapshot, etc), consegue reduzir o consumo de espaço  físico em disco, acelerar e simplificar a recuperação de informações, criar ambientes de testes de aplicações em segundos, utilizando pouquíssimo espaço em disco e, ao mesmo tempo, diminuindo os custos administrativos e de infraestrutura. O backup da NetApp, via Snapshot, transfere apenas blocos novos ou alterados em menor tempo, menor tráfego de rede e com requisitos da capacidade de disco em até 90%.

ACELERADOR DE APLICAÇÕES

Utiliza algoritmos de compressão de dados, elimina redundância, realiza caching e otimiza protocolos para um usuário remoto usufruir o mesmo tempo de resposta de aplicação, como se ele estivesse dentro do data center. Alguns benefícios: consolidação de servidores e do backup, compressão de informação repetitiva, simplificação do ambiente, redução do consumo em links de comunicação de dados, diminuição do tempo de resposta e eliminação dos servidores nas filiais, além de seu respectivo custo de administração.

SWITCH NÍVEL 7

Solução tecnológica que utiliza mecanismos de balanceamento de carga de servidores Web, roteamento inteligente do tráfego IP, aceleração de criptografia SSL e otimização do protocolo h p para reduzir o tempo de resposta de aplicações, garantir a continuidade do serviço – sem paradas ou interrupções – e a sua personalização através do reconhecimento do  tipo de dispositivo e usuário que está acessando o sistema e o envio de páginas customizadas. A solução também aprimora o desempenho e a gestão dos servidores, tornando-os mais seguros e atualizados, preservando o investimento realizado na aquisição desses e melhorando o aproveitamento do link de acesso à Internet.