Neutralidade da rede - Ten Sistemas e Redes

Neutralidade da rede

COMPARTILHE

Neutralidade da rede é um desses chavões de mercado onde só se encontram unanimidades. Quer parecer bem em um jantar de inteligentinhos progressistas? Diga que é a favor da Neutralidade da Rede. A maior parte das pessoas mal compreende do que se trata, mas todos são a favor.

Esta semana a Neutralidade da rede ganhou um novo aliado: Donald Trump. Como tudo que Trump fala ou defende é considerado errado ou está alinhado com o atraso e com a perseguição de grupos oprimidos como mulheres, negros, latinos, homossexuais, etc…, seu apoio ao fim da Neutralidade da rede acabou por arrebanhar ainda mais apoio para a Neutralidade entre aqueles que simplesmente gostam de odiar a Donald Trump.

Mas afinal, o que é neutralidade da rede?  Neutralidade da rede é algo como o socialismo na Internet. Você promete que todos serão iguais na rede, mesmo que isto prejudique o desempenho de determinados serviços na Internet, impeça os provedores de serviço de oferecer serviços premium para usuários que desejem pagar por isto e, consequentemente, reduzir o preço do acesso básico que usuários comuns pagam.

Imaginem um serviço de vídeo pela Internet como o Youtube. Aplicações de vídeo são muito mais sensíveis a latência de um pacote de dados que transite pela Internet do que aplicações de e-mail como o Hotmail, por exemplo. O atraso de 1 segundo no recebimento de um pacote de vídeo causará um soluço no vídeo tocado, já em uma aplicação de e-mail este atraso nem será percebido. Qual é o problema de pacotes de dados de vídeo terem preferência sobre os dados de e-mail se o provedor de serviço de vídeo pagar por isto?

Agora examinemos o caso de 2 usuários distintos. O primeiro usa e-mail, navega na Internet para fazer compras e usa o Facebook.   O segundo baixa filmes gigantescos, assiste Netflix e joga videogames com seus amigos pela Internet. Os dois pagam o mesmo pelo serviço, pois o provedor não pode tratá-los de forma diferente, mas o segundo usuário consome muito mais recursos do que o primeiro. Qual é a justiça que há nisto?

A desmontagem da Neutralidade proporcionará também novos investimentos na Infraestrutura da Internet. Não basta um provedor desejar vender pacotes diferenciados para seus clientes, é preciso que sua infraestrutura tenha capacidade de diferenciar usuários, aplicações, limites de banda, prioridade, etc… e isto não é barato. Serão necessários investimentos em equipamentos, serviços profissionais, processos e softwares. Por que não desregulamentar o mercado e permitir a competição?

Neutralidade da rede é apenas mais uma faceta do politicamente correto, agora referida a Internet. É apenas mais um episódio de “Wishful thinking” ou mais uma utopia que nos leva a distopia. Se um grupo de “heavy users” puderem melhor rentabilizar os provedores, a competição poderá levar a redução de preços nos serviços mais básicos, destinados a clientes orientados a preço.  Espero que nossos legisladores acordem e percebam que a direção correta está a 180º de distância.

COMPARTILHE

Destaques

Vulnerabilidade do Smart Install

6 de abril de 2018

Invasores estão explorando um problema de “uso indevido de protocolo” no Smart Install Client da Cisco para invadir a infraestrutura de ambientes críticos, de acordo com pesquisadores do grupo Talos Intelligence da Cisco. Os pesquisadores dizem que os atacantes estão ligados a hackers e apontam para o alerta recente do US CERT, detalhando suspeitas de […]

Paradigmas dos novos ambientes virtualizados

8 de março de 2018

A introdução da virtualização em ambientes computacionais distribuídos e heterogêneos  permitiu abstrair sobre onde uma aplicação está rodando. A ideia era estabelecer os recursos de CPU, memória, discos e rede necessários para o perfeito funcionamento da aplicação e garantir que o sistema de virtualização alocasse os recursos necessários para cada uma delas. A promessa era […]

Bug na VPN de Firewalls da Cisco

31 de janeiro de 2018

Um pesquisador anunciou ter descoberto um bug na implementação de VPN em certos produtos da Cisco capaz de comprometer a segurança de todo o sistema. A Cisco Systems alertou seus clientes do software Adaptive Security Appliance (ASA) sobre um bug na VPN de firewalls, enquanto o pesquisador responsável pela descoberta divulgou que revelará como explorar […]

Mais Lidos

Internet das Coisas: aplicações e mitos

29 de março de 2017

A Internet das Coisas é um caminho sem volta. Você está preparado? O que sua empresa está fazendo a respeito? Veja neste artigo as aplicações e mitos da IoT.

Desafios e tendências em Data Center para 2017

15 de março de 2017

Com o crescimento da tecnologia cloud, a modernização dos recursos e serviços computacionais no ambiente de Data Center tornou-se essencial. Saiba mais sobre os desafios e tendências do setor.

Refrigeração de CPD para Pequenas e Médias Empresas

30 de outubro de 2017

É melhor pensar bem na hora de definir o sistema de refrigeração e seu controle nos CPDs de Pequenas e Médias Empresas, afinal, o barato pode sair bem caro. Saiba o porquê neste artigo.

Ransomware e os sequestros de informações de Hospitais

10 de abril de 2017

Segurança de dados na internet é um assunto que não sai de pauta. Conheça a ameaça Ransomware e como se proteger dela!

Até a sua comida está mais inteligente. A Internet das Coisas (IoT) no seu dia a dia

14 de abril de 2017

Nosso diretor comercial, David Wajnsztok mostra como a Internet das Coisas (IoT) já se tornou uma realidade e o que ainda está por vir.