Data Center e Comunicações Unificadas - Ten Sistemas e Redes

Data Center e Comunicações Unificadas

COMPARTILHE

As mudanças no mercado de servidores e Data Centers, principalmente com o serviço de computação em nuvem, têm levado muitos profissionais de TI a reavaliar suas opções. À medida que a sua infraestrutura de servidor evolui, fica mais evidente a necessidade de se ter soluções que sejam confiáveis, com grande escalabilidade e gerenciáveis.

Sistema de computação unificada (UCS)

Um sistema de computação unificada (UCS) é uma arquitetura de centro de dados convergente que integra recursos de computação, rede e armazenamento para aumentar a eficiência e permitir o gerenciamento centralizado.

 Data Center e Comunicações UnificadasAs soluções UCS são projetadas e configuradas para funcionar em conjunto de forma eficaz. Um dos objetivos é simplificar o número de dispositivos que precisam ser conectados, configurados, resfriados e protegidos, oferecendo aos administradores a capacidade de gerenciar tudo através de uma única interface gráfica.

O termo “sistema de computação unificada” é frequentemente associado à Cisco já que seus produtos UCS têm a capacidade de suportar sistemas operacionais tradicionais (SO) e pilhas de aplicativos em ambientes físicos, sendo otimizados para ambientes virtualizados. Tudo é gerenciado através do Cisco UCS Manager, um aplicativo que permite aos administradores provisionar servidor, armazenamento e recursos de rede de uma só vez a partir de um único painel.

Com o Cisco Unified Computing System, os aplicativos Cisco Unified Communications rodam em um ambiente virtualizado. Esse ambiente inclui servidores VMware, Cisco Unified Computing System e armazenamento SAN Fibre Channel. As principais vantagens são:

  • Flexibilidade de implantação para facilitar a adaptação ao seu negócio, melhorando a produtividade e o uso de recursos;
  • Melhor custo total de propriedade, com menos componentes de infraestrutura para comprar e menos elementos para gerenciar;
  • Escalabilidade para que você possa adicionar mais software e serviços sem aumentar os custos de refrigeração, energia, espaço ou cabeamento;
  • Consolidação de ferramentas de gerenciamento, para que os administradores possam usar ferramentas únicas, familiares, ou conjuntos de ferramentas, reduzindo os custos operacionais;
  • Instalação e atualizações mais simples através de perfis de serviço, máquinas virtuais e gerenciamento centralizado.

Máquinas gerenciando máquinas com auxílio da Inteligência Artificial

Recentemente, a Cisco anunciou o projeto “Starship UCS Service”, também conhecido como Intersite, para gerenciamento baseado em nuvem de dispositivos UCS, incluindo Hyperflex, domínios UCS Manager e servidores autônomos UCS C-Series.

O projeto visa permitir uma maior e mais fácil automação dos servidores UCS e seus aplicativos de hiperconvergência HyperFlex, independentemente de serem executados no data center, escritório remoto ou em uma pequena empresa.

A empresa também descreve a Starship como “gerenciamento baseado na nuvem de última geração” a qual “oferece implantação mais rápida, operações simplificadas e análises mais ricas que são especialmente poderosas em ambientes Edge”.

A Cisco considera que “a análise preditiva e as capacidades autônomas podem criar novas oportunidades para as operações auxiliadas pela A.I. (Inteligência Artificial) em TI” e promete “arquitetura e informações de roteiro” sobre como abordar essas oportunidades.

O serviço UCS Starship está atualmente disponível na na Tech Preview, em cisco.com, para qualquer pessoa com um CCO ID e cuja rede disponha de dispositivos capazes de conectar-se ao Serviço de Starship.

Soluções e parcerias

Com as novas soluções da Cisco, desenvolvidas para otimizar o gerenciamento do seu data center e o surgimento de novos conceitos como Unified Fabric (única rede para storage e ethernet), Service Profile (inclusão de novos servidores Cisco em clusters virtualizados em minutos) e gerenciamento centralizado (uma interface gráfica única para configurar rede, storage, virtualização e servidores) é possível simplificar a forma de administrar o seu data center, mesmo com as complexidades introduzidas pela virtualização. Além disso, sua empresa reduzirá o número de dispositivos que necessita adquirir, implantar e manter.

E se você não tem certeza de que o seu fornecedor esteja pronto, ou seja, capaz de suportar esse “novo mundo” no gerenciamento do seu data center, é hora de encontrar um que seja. No final das contas, o gerenciamento do seu data center irá ajudá-lo se for implementado corretamente.

Conte conosco e deixe a Ten Sistemas e Redes auxiliá-lo na montagem do seu projeto e facilitar o processo de gerenciamento com a solução UCS da Cisco Systems.

Aproveite, ainda, para ver as 5 dicas para implementar soluções tecnológicas que nós preparamos para você.

COMPARTILHE

Destaques

Vulnerabilidade do Smart Install

6 de abril de 2018

Invasores estão explorando um problema de “uso indevido de protocolo” no Smart Install Client da Cisco para invadir a infraestrutura de ambientes críticos, de acordo com pesquisadores do grupo Talos Intelligence da Cisco. Os pesquisadores dizem que os atacantes estão ligados a hackers e apontam para o alerta recente do US CERT, detalhando suspeitas de […]

Paradigmas dos novos ambientes virtualizados

8 de março de 2018

A introdução da virtualização em ambientes computacionais distribuídos e heterogêneos  permitiu abstrair sobre onde uma aplicação está rodando. A ideia era estabelecer os recursos de CPU, memória, discos e rede necessários para o perfeito funcionamento da aplicação e garantir que o sistema de virtualização alocasse os recursos necessários para cada uma delas. A promessa era […]

Bug na VPN de Firewalls da Cisco

31 de janeiro de 2018

Um pesquisador anunciou ter descoberto um bug na implementação de VPN em certos produtos da Cisco capaz de comprometer a segurança de todo o sistema. A Cisco Systems alertou seus clientes do software Adaptive Security Appliance (ASA) sobre um bug na VPN de firewalls, enquanto o pesquisador responsável pela descoberta divulgou que revelará como explorar […]

Mais Lidos

Internet das Coisas: aplicações e mitos

29 de março de 2017

A Internet das Coisas é um caminho sem volta. Você está preparado? O que sua empresa está fazendo a respeito? Veja neste artigo as aplicações e mitos da IoT.

Desafios e tendências em Data Center para 2017

15 de março de 2017

Com o crescimento da tecnologia cloud, a modernização dos recursos e serviços computacionais no ambiente de Data Center tornou-se essencial. Saiba mais sobre os desafios e tendências do setor.

Ransomware e os sequestros de informações de Hospitais

10 de abril de 2017

Segurança de dados na internet é um assunto que não sai de pauta. Conheça a ameaça Ransomware e como se proteger dela!

Até a sua comida está mais inteligente. A Internet das Coisas (IoT) no seu dia a dia

14 de abril de 2017

Nosso diretor comercial, David Wajnsztok mostra como a Internet das Coisas (IoT) já se tornou uma realidade e o que ainda está por vir.

Hiperconvergência

17 de março de 2017

O instituto Gartner prevê que Hiperconvergência corresponderá a 24% do mercado em 2019. Entenda melhor o que é HCIS.