Ataques em Cloud podem causar mais prejuízos do que furacões - Ten Sistemas e Redes

Ataques em Cloud podem causar mais prejuízos do que furacões

COMPARTILHE

O ano de 2018 mal começou e já temos sinais de que segurança em TI será um dos focos principais de investimento para qualquer empresa que deseje não ter prejuízos neste ano. Isso porque o número de ataques cibernéticos cresceu assustadoramente em 2017, pois os hackers perceberam que a maioria das empresas não se protege sequer contra as vulnerabilidades mais simples.

O WEF (World Economic Forum) classifica os ataques cibernéticos como um dos três piores riscos à sociedade, juntamente de climas extremos e desastres naturais, isso foi o que apontou o Global Risks Report de 2018, revelado no dia 16 de Janeiro.

WEF cita que um ataque cibernético contra um grande provedor de serviços de nuvem, como a Amazon, por exemplo, poderia gerar mais prejuízos do que uma catástrofe natural, como um furacão. A Global Risks Report estima que derrubar um serviço em nuvem poderia gerar prejuízos de mais de 120 bilhões de dólares.

No ano passado, os ataques cibernéticos, como o Wannacry, sofridos em todo o mundo totalizaram um prejuízo de mais de 1 trilhão de dólares, enquanto que furacões famosos por seu poder de devastação, como o Katrina em 2005, geraram prejuízos de mais de $100 bilhões.

Furacão Katrina em seu pico de força.
Furacão Katrina em seu pico de força.

Tais comparações podem parecer absurdas, pois as vidas perdidas em catástrofes naturais são imensuráveis, porém tais comparações são interessantes do ponto de vista analítico, pois servem para colocar em perspectiva o enorme impacto econômico que hackers podem ter na sociedade através de ataques que passam quase invisíveis aos nossos olhos. Vale ressaltar também que ataques maliciosos a grandes centros de saúde, por exemplo, também causam perdas humanas indiretamente.

Na semana passada bancos no Brasil foram alvo quase que exclusivo de uma ameaça nomeada Zumanek. Apesar de não ter sido um ataque com repercussões notáveis, tal ameaça já revela quais são as intenções dos cibercriminosos e o possível cenário ameaçador para empresas no Brasil durante esse ano.

Porém, o prognóstico em segurança para 2018 parece bom. Já tivemos uma importante melhoria na segurança wireless com o WPA3, além de um aumento considerável em investimentos feitos a empresas com produtos e serviços especializados em cibersegurança, como a IBM e Cisco Systems, e mesmo empresas emergentes nesta área tem recebido atenção de investidores na bolsa de valores, conforme revela a Investing News Network (INN).

Contanto que as empresas revejam suas políticas de segurança e se mantenham atualizadas nas proteções contra as ameaças mais simples como o ransomware, poderão evitar a maioria dos ataques que já estão acontecendo neste primeiro mês do ano.

A Ten Sistemas e Redes conta com uma equipe especializada e empresas parceiras na área de segurança em TI. Fale com a gente e saiba como podemos ajudar.

COMPARTILHE

Destaques

Vulnerabilidade do Smart Install

6 de abril de 2018

Invasores estão explorando um problema de “uso indevido de protocolo” no Smart Install Client da Cisco para invadir a infraestrutura de ambientes críticos, de acordo com pesquisadores do grupo Talos Intelligence da Cisco. Os pesquisadores dizem que os atacantes estão ligados a hackers e apontam para o alerta recente do US CERT, detalhando suspeitas de […]

Paradigmas dos novos ambientes virtualizados

8 de março de 2018

A introdução da virtualização em ambientes computacionais distribuídos e heterogêneos  permitiu abstrair sobre onde uma aplicação está rodando. A ideia era estabelecer os recursos de CPU, memória, discos e rede necessários para o perfeito funcionamento da aplicação e garantir que o sistema de virtualização alocasse os recursos necessários para cada uma delas. A promessa era […]

Bug na VPN de Firewalls da Cisco

31 de janeiro de 2018

Um pesquisador anunciou ter descoberto um bug na implementação de VPN em certos produtos da Cisco capaz de comprometer a segurança de todo o sistema. A Cisco Systems alertou seus clientes do software Adaptive Security Appliance (ASA) sobre um bug na VPN de firewalls, enquanto o pesquisador responsável pela descoberta divulgou que revelará como explorar […]

Mais Lidos

Refrigeração de CPD para Pequenas e Médias Empresas

30 de outubro de 2017

É melhor pensar bem na hora de definir o sistema de refrigeração e seu controle nos CPDs de Pequenas e Médias Empresas, afinal, o barato pode sair bem caro. Saiba o porquê neste artigo.

Ransomware e os sequestros de informações de Hospitais

10 de abril de 2017

Segurança de dados na internet é um assunto que não sai de pauta. Conheça a ameaça Ransomware e como se proteger dela!

Vulnerabilidade do Smart Install

6 de abril de 2018

Invasores estão explorando um problema de “uso indevido de protocolo” no Smart Install Client da Cisco para invadir a infraestrutura de ambientes críticos, de acordo com pesquisadores do grupo Talos Intelligence da Cisco. Os pesquisadores dizem que os atacantes estão ligados a hackers e apontam para o alerta recente do US CERT, detalhando suspeitas de […]

Ameaça que vem das impressoras

24 de março de 2017

Problema antigo, mas pouco valorizado, as impressoras também devem estar no radar de segurança de rede das empresas. Saiba mais.

Até a sua comida está mais inteligente. A Internet das Coisas (IoT) no seu dia a dia

14 de abril de 2017

Nosso diretor comercial, David Wajnsztok mostra como a Internet das Coisas (IoT) já se tornou uma realidade e o que ainda está por vir.