Assistentes de voz são apenas o começo - Ten Sistemas e Redes

Assistentes de voz são apenas o começo

COMPARTILHE

A ascensão de assistentes de voz como Siri da Apple, Cortana da Microsoft, Alexa da Amazon e Google Assistant explodiu nos últimos dois anos. Segundo o Gartner, até 2018 já faremos 30% de todas as nossas interações com tecnologia através de conversações com inteligência artificial.

Porém, especialistas afirmam que os assistentes de voz são a ponta do iceberg quando se trata dessa tecnologia. Apesar de receberem enorme investimento, estas interfaces controladas por voz ainda possuem muitas limitações de conversação e estão longe de entregar o que prometem. Podem se revelar muito úteis em certas situações, mas ainda não substituem as interfaces tradicionais, apenas acrescentam.

Diante deste cenário, quais são as opções disponíveis de controles por voz com potencial para agregar valor a um negócio?

Algumas companhias mundo afora já fazem uso desta tecnologia com bons resultados, aqui você confere algumas ideias que têm se revelado promissoras.

Comandar a central de estoque

A empresa Liberty London, uma gigante do varejo no mercado de luxo, já faz investimentos no controle por voz. Possuí uma equipe que utiliza fones, microfones e um software de controle por voz para ajudar na busca de produtos no estoque. Trata-se de uma aplicação controlada por voz que envia comandos para um servidor central informando quais produtos devem ser separados, e a aplicação ainda responde se estes produtos estão disponíveis e elegíveis para envio. A empresa alega que o sistema funciona tão bem que não pretende voltar aos meios tradicionais de controle do seu estoque.

Aplicativo que tira dúvidas com assistentes de voz

Outro exemplo de um investimento de sucesso em assistente de voz é o da Aviva, uma seguradora que criou seu próprio aplicativo que responde perguntas sobre seguro, e ainda traduz vários dos jargões muito usados nesse ramo. Segundo a companhia, para o usuário final que faz uso de tecnologias como Alexa da Amazon, esse aplicativo vai mencionar a marca de seu carro quando Alexa lembrar ao seu cliente de que o seguro está em via de expirar, por exemplo.

Pense sobre como agregar o controle por voz no seu negócio

Cada vez mais pessoas aderem à tendência de comprar através de tecnologias como Amazon Echo, e chegará o dia em que essa tecnologia irá evoluir a ponto de criar uma interação bilateral fluente, não apenas dependendo do usuário acionar a tecnologia, mas permitindo que esta o ajude no dia-a-dia com serviços que agregam valor a sua vida. Uma geladeira que se lembra de comprar o leite, um carro que se lembra de pagar o seguro são todos exemplos da realidade, não são mais ideias num filme de ficção.

As organizações precisam começar a pensar em como explorar essa nova forma de interagir com a tecnologia, pois apesar de ainda precisar evoluir consideravelmente, a voz certamente se fará muito mais presente no nosso futuro.

Comunicação é algo essencial para toda empresa prosperar, clique aqui para descobrir como otimizar seus processos através da comunicação colaborativa.

A Ten Sistemas e Redes pode ajudar com seu projeto em Comunicações Unificadas, entre em contato conosco!

COMPARTILHE

Destaques

Data Center e Comunicações Unificadas

6 de setembro de 2017

O Data Center evoluiu, e é preciso contar com soluções confiáveis, escaláveis e gerenciáveis. Conheça o sistema de computação unificada UCS da Cisco

Quando menos é mais em infraestrutura de tecnologia

4 de setembro de 2017

Chega uma nova rede para uma nova era. É a tecnologia inovando as redes que agora são intuitivas e são capazes de integrar, pensar e se ajustar às mudanças. Conheça!

Celular sem bateria – simples, só voz, mas revolucionário

30 de agosto de 2017

Já imaginou um celular que a bateria nunca acaba? Ou que seja capaz de se recarregar sozinho? Isso pode ser uma realidade não tão distante assim…

Mais Lidos

Ransomware e os sequestros de informações de Hospitais

10 de abril de 2017

Segurança de dados na internet é um assunto que não sai de pauta. Conheça a ameaça Ransomware e como se proteger dela!

Internet das Coisas: aplicações e mitos

29 de março de 2017

A Internet das Coisas é um caminho sem volta. Você está preparado? O que sua empresa está fazendo a respeito? Veja neste artigo as aplicações e mitos da IoT.

Hiperconvergência

17 de março de 2017

O instituto Gartner prevê que Hiperconvergência corresponderá a 24% do mercado em 2019. Entenda melhor o que é HCIS.

Desafios e tendências em Data Center para 2017

15 de março de 2017

Com o crescimento da tecnologia cloud, a modernização dos recursos e serviços computacionais no ambiente de Data Center tornou-se essencial. Saiba mais sobre os desafios e tendências do setor.

Ransomware e o ataque global do dia 12 de Maio

15 de maio de 2017

O dia 12 de maio de 2017 foi marcado por uma série de ciber-ataques em escala global. Saiba como esse ataque ocorreu e como se proteger.